JORNAL NACIONAL - 500.000 JAVALIS EM 3 ANOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

JORNAL NACIONAL - 500.000 JAVALIS EM 3 ANOS

Mensagem por Pedro Rocha em Sex 5 Ago - 14:41

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Praga de javalis destrói plantações e tira o sono de agricultores em SP
Em uma fazenda eles acabaram com quase toda plantação de amendoim.
Para controlar essa população, os biólogos só veem uma saída: a caça

Uma praga que destrói as plantações e tira o sono dos agricultores está unindo moradores no interior de São Paulo.
Uma nascente de água desapareceu, e não foi por causa da seca. A pastagem ficou destruída depois que um bando de javalis começou a fuçar a terra e a degradar a área, a menos de dois quilômetros da cidade de Monte Azul Paulista. Os moradores estão morrendo de medo.
Dona Dulcinéia deu de cara com os bichos. “Eu desci correndo. Vim embora, com medo do bando sair”, conta.
Os javalis, porcos selvagens da Europa, Ásia e África, entraram no Brasil provavelmente pela Região Sul, há 110 anos. Eram criados para consumo e venda da carne. Mas muitos animais fugiram ou foram soltos. E acabaram cruzando com porcos comuns. Viraram uma praga.
A fêmea do javali pode ter até duas gestações por ano, com oito filhotes em cada uma. Em uma fazenda, em Barretos, eles acabaram com quase toda a plantação de amendoim.
Para controlar essa população, os biólogos só veem uma saída: a caça.
“É um problema que foi causado pelo homem, seja pela sua introdução, seja pela modificação do ambiente, e a sua resolução tem que passar pelo homem, naturalmente”, explicou Adriano Chiarello, professor de biologia da USP.

Como o javali é um animal exótico, ou seja, não existe na nossa fauna, não tem um predador natural. Nesse caso, o Ibama autorizou o abate para controlar a população desses animais. À noite, homens saem para abater os javalis. Todos têm autorização do Ibama e do Exército.
Em dois carros, os homens começam a percorrer os canaviais. Quatro horas depois, avistam o primeiro alvo. Dois tiros de rifle e o javali tomba.

“É necessário, a lavoura está sendo prejudicada aqui na região e o pessoal está pedindo para que se faça esse controle”, afirmou o comerciante Héber Alonso Narvaes.

Os caçadores noturnos sabem que não vai ser uma guerra fácil: hoje, no estado de São Paulo, são mais de 50 mil javalis. Em três anos, os biólogos calculam que vão ser perto de 500 mil. E com aquele apetite.
avatar
Pedro Rocha
Admin

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/08/2016
Idade : 21
Localização : MS

Ver perfil do usuário http://javali.forumbrasil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum